Você está visualizando atualmente Lançamento da Maralto Edições convida o leitor a uma reflexão profunda sobre a passagem do tempo
Odilon Moraes /Divulgação Maralto Edições

Lançamento da Maralto Edições convida o leitor a uma reflexão profunda sobre a passagem do tempo

O entardecer de Lin Cheng é uma obra voltada para o público jovem/adulto produzida por Odilon Moraes, autor de livro ilustrado mais premiado no Brasil

O entardecer de Lin Cheng, do autor, ilustrador e vencedor do Prêmio Jabuti Odilon Moraes, é uma jornada emocionante que explora a complexa dança entre juventude e velhice. Lançamento da Maralto Edições, a obra tem uma narrativa sensível que conduz o leitor por uma reflexão profunda sobre a passagem do tempo e as diferentes formas de perceber a vida.

A trama do livro se desenrola como uma conversa poética entre a velhice e a juventude de Lin Cheng, semelhante à interação entre uma borboleta e uma lagarta no entardecer. A obra, que é direcionada ao público jovem/adulto, mergulha em temas profundos e é enriquecida com ilustrações que evocam emoções intensas.

A oportunidade de refletir sobre a perspectiva da juventude e a descoberta que a velhice proporciona é apresentada de maneira única em cada capítulo. Lin Cheng é habilmente retratado como uma ponte entre seu eu jovem e seu eu idoso, desafiando os leitores a considerar como suas próprias visões de mundo podem evoluir ao longo do tempo.

Certa manhã

Lin Cheng acordou

e percebeu que já não

enxergava como antigamente.

Quando jovem,

podia distinguir a fina linha

que separa o céu do mar.

Agora não mais.

As ilustrações, inspiradas na arte oriental, são um destaque da obra. Todas feitas em aquarela, apresentam uma paleta de tons e combinações de cores, incluindo uma base amarelada, que acrescentam uma camada adicional de profundidade à experiência de leitura.

“Nesse livro, não separo o texto das imagens. Ambas constroem a narrativa”, explica Odilon Moares. “O silêncio das imagens se encontra com os silêncios do texto. A própria disposição do personagem velho e do personagem jovem, separados ou unidos por uma paisagem, sugere a travessia. A paisagem é a vida, a ponte que une os dois. O palco onde o velho e o novo conversam.”

O autor oferece uma história que transcende o convencional, mergulhando no crepúsculo da vida de Lin Cheng com curiosidade e sensibilidade, em uma narrativa que ressoa com todos nós, pois enfrentamos o entardecer de nossos próprios dias, explorando o encontro entre diferentes fases da existência.

O entardecer de Lin Cheng é mais que um livro; é uma ode à vida, uma exploração poética do encontro entre maneiras distintas de existir. O lançamento acontece no próximo dia 2 de dezembro, na Livraria da Tarde, em Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo. A obra também fará parte do Programa de Formação Leitora Maralto, uma iniciativa direcionada para escolas de todo o país.

Sobre o autor

Odilon Moraes ilustrou mais de 50 obras e recebeu prêmios como: Adolfo Aizen, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e Jabuti. Tem vários livros agraciados com o selo White Ravens, da Biblioteca Internacional da Juventude de Munique, na Alemanha. Em 2014, entrou para a lista de Honra do Internacional Book Board for Youth (IBBY). Também dá oficinas e cursos sobre a história e a poética dos livros ilustrados.


O entardecer de Lin Cheng

Editora: Maralto Edições

Autor: Odilon Moraes

Preço: R$ 61,90

Lançamento: 2 de dezembro, às 11h

Onde: Livraria da Tarde

Rua: Cônego Eugênio Leite, 956 – Pinheiros, São Paulo – SP

 

Deixe um comentário